Hoje foi enviado um ’comic book’ para Philipp Lenssen, por ninguém menos que Scott McCloud, criador do ‘classic Understanding Comics’, explicando como será o novo navegador da google.

A Google dá grandes detalhes técnicos, e um deles é: O projeto de código aberto será chamado Chrome.

O projeto ainda está em desenvolvimento, porém já compraram o domínio para uso do software, que será ‘Gbrowser.com’, mesmo que o chefe da companhia, Eric Schmidt, tenha falado a um tempo atrás que a Google só teria um navegador se realmente fosse necessário.

Mas então, quais são as necessidades? Bom, aqui vão alguns quadrinhos com as explicações resumidas:

Google Chrome é um projeto de navegador com código aberto.

Alguns dos rumores do “Google Browser” é que o projeto será baseado em um mecanismo de renderização Webkit, e será incluso o projeto Google’s Gears.

O navegador irá incluir uma máquina virtual chamada JavaScript V8.

Construído por uma equipe da Dinamarca e em código aberto será provável que outros navegadores também terão essa tecnologia futuramente.

Um dos objetivos da V8 foi o de acelerar o desempenho JavaScript no navegador, que é um componente importante na Internet hoje.

A Google também disse que estão usando um “multi-process design” (Design de processos multiplos) e quando o navegador ou os plugins usam muita memória, você pode selecionar no gestor de tarefas e marcar onde há grande uso de memória, para assim melhorar no desempenho do software.

Google Chrome irá usar guias especiais.

Em vez de separadores tradicionais como as do Firefox, Chrome coloca a guia “botões” na parte superior da janela, não inferior a barra de endereços.

O navegador tem uma barra de endereços com a opção de auto-completar.

Chamado “omnibox”, a Google diz que oferece sugestões de pesquisa, como por exemplo, as páginas mais visitadas, as páginas que você visita, mas não são populares e mais.

O omnibox (”omni” é um prefixo que significa “tudo”, como em “onisciente” – “sabendo – tudo”) também permite que você digite, por exemplo, “Câmera digital”, se o título da página que você visitou foi “Câmera Digital Canon”.

A omnibox permite que você procure um site do qual se capturaram a caixa de pesquisa, você só precisa digitar o nome do site na barra de endereços, como “amazon” e, em seguida, aperte a tecla tab e digite a sua pesquisa de palavras-chave.

Como uma página inicial padrão Chrome lhe apresenta uma espécie de opção de “ligação rápida”, parecido com um do Opera.

Você verá as páginas que você mais visitou, sendo 9 imagens (1 de cada).

Ao lado você verá suas pesquisas realizadas recentemente e suas páginas favoritas visitadas recentemente, e abas fechadas recentemente.

Chrome tem um modo de privacidade; Google diz que você pode criar uma janela “incógnita” e “nada na janela vai ser transferido para seu computador.”

A última versão do Internet Explorer chama essa opção de InPrivate, que é uma função que permite aos usuários suspender temporariamente o armazenamento do histórico de sites acessados, inclusive daqueles com conteúdo duvidoso.

Apps Web podem ser lançados na sua própria janela do browser, sem barra de endereços e barra de ferramentas.

Você baixa um plugin e pode criar as “aplicações” simplesmente via a visita da página e o menu Tools->Convert Website to Application. Depois de criadas, é só usar como se fosse uma aplicação “normal”, diminuindo assim os ataques de phishing.

 

Para o combate ao malware e de tentativas de phishing, Chrome está constantemente fazendo download de listas de sites que podem ser perigosos.

O Google também promete que qualquer aplicação que seja executada em um guia sandbox, para ele não afetar a sua máquina, pode ser facilmente fechado, porém dependendo dos plugins que o usuário instalar, provavelmente ele não terá mais essa segurança.

Aqui está uma foto divulgada pela Google recentemente:

Para ver o comic book, clique aqui.

O lançamento da versão beta do Google Chrome oficialmente é nessa terça-feira, dia 02, em mais de 100 países.

Matéria montada, revisada e traduzida por Jimmy www.forum-invaders.com.br