set 16 2009

Certificação em 1 mês é realidade?

  • Autor: IphoneVicious em Dicas
  • 2 Comentários
Recebi esse artigo de um grande camarada meu o Daniel Marigliano, ele está no ramo de TI a um bom tempo, e quis dividir o que ele vivenciou no mercado de certificação.

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que venho vivendo desde novembro de 2008, o mundo das certificações, foi quando decidi sair de uma vida de usuário avançado para fazer parte do seleto clube dos certificados. Mais será que é seleto mesmo?
Como já tinha experiência com Service Desk e suporte em geral optei pela primeira certificação em ITIL V2, na época estava entrando a V3 e quase não existia material. Existia vários cursos pra V2, mas tinha que optar, ou fazia o curso ou a prova. Optei pela prova é claro, vi em várias instituições que os cursos eram de 16 horas e pensei se com professor MASTER você estuda 16 horas para passar na prova, estudando por conta própria um mês já seria necessário. Durante um mês estudei todos conceitos, fiz vários simulados e estudos de caso e em novembro de 2008 me certifiquei em ITIL V2. Fácil, Fácil!
Já certificado tendo colocado um pé no “clube seleto” resolvi certificar me em algo que estava trabalhando a um tempo MS SQL Server como não disponibilizava de materiais e queria repetir o fato de “passar de primeira” resolvi fazer o preparatório para o exame MCTS SQL Server 2005 (70-431) em um renomado Centro Microsoft. Assumo que aprendi muito, aprendizado que uso até hoje mais não realizei a prova ainda, pois mudei o foco da carreira e não tinha tanto tempo para estudar, mais futuramente farei a prova já na versão 2008.

Certificação

Desde pequeno tinha vontade de mexer com SAP (criado pela empresa alemã SAP, atualmente maior sistema ERP do mundo), mas sempre foi um investimento muito alto ao meu ver, até que apareceu uma proposta de uma parceira SAP para fazer o curso com sistema de pagamento das Casas Bahia (a perder de vista!) foi aí que resolvi investir em meu sonho de infância mais antes devia saber qual dos módulos deveria fazer, li matérias na internet, fui a workshops de vários módulos até que um dia participei do workshop do módulo HR (Human Resource = Recursos Humanos) onde tudo tinha a ver comigo; gestão de pessoas tinha sido minha escolha desde pequeno sempre gostei daquele feeling entre pessoas da equipe para um crescimento múltiplo da empresa e do profissional (minha profissão hoje de Project Manager é por causa disso) estava decidido que faria o módulo HR e fiz. Passei minhas férias da universidade e até mesmo a nascimento do meu filho estudando para a prova tão difícil no mercado, mas na primeira chance fui REPROVADO, foi uma coisa que já esperava pois pra quem nunca havia mexido no sistema seria muito difícil se certificar em um mês de estudos, afinal tem gente que está a anos no mercado (Em todas as áreas) e ainda não é certificado, mas agora o principal é estudar bastante e arrebentar na segunda chance. E olha que tive um excelente professor que vem me ensinando muito até hoje e uma ótima turma com a qual descobri os happy’s no Outback pra relaxar depois do curso.
Em 2007 participei do Student to Business (S2B) da Microsoft Innovation Center (MIC) em infraestrutura e neste curso presenciei pessoas que “acordavam” com os livros e “durmiam” com os livros, resultado: Elas passaram em todas as etapas do programa. Isso com certeza me ensinou muita coisa que levo hoje para meus estudos.
O que tiro de proveito de tudo isso, é que você sempre escolha uma área para agir, emprego existe, só falta as pessoas qualificadas para ele. Nunca faça uma certificação ou entre numa área só porque ela paga mais e sim faça o que realmente você gosta.

E sempre estude! Afinal é um clube seleto.



2 Comentários:

Trackbacks

  1. Pedro diz:
    O cara tirou uma certificação de ITIL, é semi-analfabeto (não sabe escrever e isso é visível, e fica achando que é de algum clube seleto… Tenha paciência!
    setembro 17th, 2009 às 11:12 am
  2. Daniel diz:
    Em nenhum momento falei que sou de um clube seleto e sim quando você tira certas certificações você está entrando para um clube seleto.
    Se fosse um processo simples você teria todas.

    PS: É semianalfabeto e não semi-analfabeto “http://www.reformaortografica.com” antes de criticar aprenda fazer.

    setembro 17th, 2009 às 2:41 pm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • Jefferson Ferreira de brito: eu quero muito
  • thiago valente: Eu quero um para mim
  • Lucas martins balieiro: Eu não fiz o enem mesmo assim eu posso me inscrever no site essa é minha dúvida, só queme...
  • Francisca Marli Oliveira: quero saber quanto tenho no meu fgts
  • Santiago ribeiro de oliveira: Eu tô com carteira registrada eu tenho direito

Links

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto