fev 9 2009

Escolhendo a faculdade certa

  • Autor: IphoneVicious em Dicas
  • Sem Comentários. Seja o primeiro a comentar.

É bom mudar de cidade pela faculdade?

Trocar de cidade é uma atitude incentivada pela coordenadora do Serviço de Orientação Vocacional e Profissional da Unesp de Araraquara, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira. “Morar fora é um processo de aprendizagem efetivo. É um movimento no sentido de libertação. E os jovens que saem de casa têm tido mais sucesso na busca de emprego e de estágios, pois não dependem dos pais”, afirma.

No entanto, Maria Beatriz, pondera a “liberdade”. Segundo a professora, sair de casa não é o mesmo que ser abandonado pela família. “Pai e mãe têm de visitar o filho”.

DEZ PASSOS PARA ESCOLHER A FACULDADE
1- Verifique se o curso é reconhecido ou autorizado pelo MEC
2- Observe as notas do Enade – elas podem ser um indicativo. Mas não se esqueça de que há faculdades que não participaram de edições da prova e que há boicote de universitários
3- Conheça as instalações da faculdade, converse com veteranos e professores
4- Analise o currículo do curso e o programa das matérias
5- Atenção: universidade famosa nem sempre é garantia de bom curso
6- Não descarte um curso particular que você deseja antes de ver se a faculdade oferece bolsa de estudo
7- Leve em conta a possibilidade de mudar de casa para estudar
8- Não se esqueça de que uma faculdade pública longe de casa pode ser tão cara quanto uma particular perto de casa
9- Se passou em cursos diferentes, não escolha pelo mercado de trabalho, mas pela afinidade com o conteúdo
10- Não desista de uma vaga imediatamente; mesmo que a faculdade não seja a dos sonhos, pode ter um bom curso. Investigue.

Cheque a estrutura da universidade

Segundo a professora da Orientação Vocacional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Regina Sonia Gattas Nascimento, o primeiro passo na hora de escolher a faculdade é conhecer suas instalações. “Só que isso não é tudo, porque há boas faculdades com infraestrutura ruim, mas com bons professores e um bom currículo”, aponta.

O MEC (Ministério da Educação) tem ferramentas que podem indicar como anda a qualidade dos cursos. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesu (Secretaria de Educação Superior), o estudante deve verificar a qualidade do corpo docente, o campus, as salas de aula, a biblioteca e os laboratórios e também observar se o curso pretendido tem reconhecimento ou autorização do ministério.

A nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) pode ser outro indicador, embora até 2009 tenha ocorrido boicote de parte dos estudantes e de instituições.

 

Cursos diferentes

Se você passou em graduações diferentes, a recomendação de Maria Beatriz é não pensar no emprego. “É um equívoco pensar no mercado, porque é preciso ver antes o que se estuda no curso. Se o estudante não gostar do que vai estudar na faculdade, a escolha pode ser ruim.

Mas se seu caso é ter conseguido a vaga em uma universidade que não é bem aquela que você queria, a recomendação de Regina é aproveitar a semana inicial de aulas para observar de perto o funcionamento da instituição.

“Se o jovem é ambicioso e ficar com uma vaga que não deseja, pode considerar isso um fracasso. Nesse caso, é melhor trancar e prestar outro vestibular. Mas há muita gente que, em um primeiro momento não queria a faculdade e que, depois, adora o curso”, afirma.



DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • shirley Balazs: Parabéns!! Informações de utilidade publica e de primeira, foi muito útil a mim.Obrigada!!
  • Jefferson Ferreira de brito: eu quero muito
  • thiago valente: Eu quero um para mim
  • Lucas martins balieiro: Eu não fiz o enem mesmo assim eu posso me inscrever no site essa é minha dúvida, só queme...
  • Francisca Marli Oliveira: quero saber quanto tenho no meu fgts

Links

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto