nov 13 2008

Open Hack Day Brazil 2008

  • Autor: IphoneVicious em Eventos
  • Sem Comentários. Seja o primeiro a comentar.
Sábado e Domingo, durante 36 horas ininterruptas ocorreu o Open Hack Day Brazil, promovido pelo Yahoo Brasil em parceria com o Senac São Paulo, eu não pudi participar, mas quem sabe se no do ano que vem eu participe, aconteceu nos mesmos dia o evento H2HC em que participei. De sábado de manha até no início da tarde tivemos alguns Tech Talks(palestras) sobre as principais tecnologias do Yahoo. Após essas palestras, eles teriam até o dia seguinte para desenvolver hacks(programas com algumas funcionabilidades de outro serviço), isto é, vinte e quatro horas programando.

 O objetivo do evento foi manter desenvolvedores e estudantes entretidos por dois dias sem intervalos, incentivando a criação de aplicações web baseadas nas plataformas abertas desenvolvidas por uma das maiores empresas de internet do mundo, exemplo pra Google realizar um evento dessa altura ano que vem aqui no Brasil.

Esta foi a primeira edição na América Latina (já foi realizado nos Estados Unidos, em Londres, Taiwan e Bangalore), na qual participaram 150 pessoas, entre desenvolvedores e estudantes de tecnologia. Entretanto, durante o período de inscrição, foram recebidos pela organização mais de 500 pedidos de participantes interessados.

O local escolhido foi o Centro Universitário do Senac – Campus Santo Amaro, somente considero meio fora de mão, quando participei de um workshop da Microsoft, eu ia nesse mesmo Senac, o lugar é muito show de bola, a faculdade em si é muito boa, de alto nível. O evento foi muito bem organizado, e o espaço reservado para os participantes era bastante agradável, com música ambiente, jogos e área para descanso. Aqueles que não tinham notebooks contavam com computadores cedidos pela organização(ponto pra eles, muitos eventos nesse estilo querem que usuários levem notebooks, mas esquecem que existem programadores iniciantes e mais pobres que ainda não compraram o seu notebook), mas era possível ver várias pessoas com Macs(Mac é pop, como dizia minha avó).

O Open Hack Day também marcou a apresentação da estratégia mundial de abertura Yahoo! Open Strategy  do Yahoo! no Brasil. O objetivo dela é preparar e abrir as plataformas e tecnologias que estão por trás dos seus serviços para que desenvolvedores sejam capazes de criar hacks que ampliem as suas capacidades e recursos, ou que estimulem a criação de serviços totalmente independentes, traduzindo desenvolvedores podem tirar uma graninha desenvolvendo API’s bem ligeiras somente usando alguns recursos dos serviços da Yahoo.

Basicamente, o evento foi divido em duas partes: no sábado (8) houve as Tech Talks (palestras abertas), semelhantes a salas de aula, que permitiam não só que os palestrantes transmitissem o conhecimento sobre as tecnologias abordadas, mas também que a audiência fizesse perguntas aos participantes e criar um ambiente para solucionar possíveis dúvidas.

Cada palestra correspondia a uma categoria da Y!OS:

  • BOSS: plataforma aberta de web services baseada na indexação do Yahoo! Search. Com ela, é possível construir produtos de busca a partir do seu índice de resultados na internet. O Yahoo! Fight é um exemplo de criação do Open Hack Day Brasil que usa essa plataforma em um site com funcionalidades semelhantes ao Google Fight, comparando o total de resultados de busca de dois termos diferentes, bem divertido mesmo.

  • SearchMonkey: plataforma aberta do Yahoo! Search, que permite o uso de dados estruturados (ou microformatos) para dar aos seus resultados de busca a estrutura que você quiser. Por exemplo, se você faz uma busca por “Revolução Industrial”, uma extensão baseada no SearchMonkey pode trazer uma ligação especial para um artigo da Wikipédia ou para fotos do Flickr.
  • Yahoo! Blueprint Mobile: permite a criação de widgets para celulares, capazes de abrir acesso para “pedaços” simples de informação (ex: condições de tempo, bolsa, conversão de unidades etc.) sem a necessidade de toda a estrutura de um aplicativo rodando localmente.
  • Open: permite a criação de projetos inovadores usando recursos de todas as plataformas do Yahoo! para a internet. Boa parte dos projetos do evento foi baseada nessa categoria.

No sábado, às 15 horas, teve início o Open Hack Day, onde os desenvolvedores foram para seus computadores e começaram a trabalhar nos seus projetos ligados às tecnologias web e APIs dos serviços do Yahoo! pelas 24 horas posteriores, sem intervalos ou pausas.

Apenas parava para descansar quem queria! Mas, além de descanso, eles podiam curtir a música ambiente e se divertir em uma série de jogos diferentes, inclusive em um Wii, mordomia rulez.

No final dessas 24 horas, todos os projetos foram inscritos nas respectivas categorias da Y!OS e enviados para a organização, a fim de serem apresentados. Muitos fizeram seus projetos sozinhos, enquanto outros formaram equipes. No final das apresentações, os melhores de cada categoria foram escolhidos e premiados.

Foram várias apresentações legais, com direito a vídeo, medidor de visitas exibidas em leds, jogos da memória e outros. Se quiseres ver a lista das apresentações, visite este endereço.

Após as apresentações tiveram as premiações, onde Fabiano Modos e seu colega venceram na categoria BOSS, com um hack que exibia as principais informações de bandas de músicas, vejam este post no blog sobre o hack, só queria saber se alguém chegou usou Curl do PHP, ou mechanyze do Ruby.
A categoria Open foi sub-dividida em 4 sub-categorias, porque tinham vários hacks interessantes e esta foi uma forma de premiá-los.

Quem não foi e gosta de programar, já comece a treinar e com idéias para o próximo evento.



DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • Jefferson Ferreira de brito: eu quero muito
  • thiago valente: Eu quero um para mim
  • Lucas martins balieiro: Eu não fiz o enem mesmo assim eu posso me inscrever no site essa é minha dúvida, só queme...
  • Francisca Marli Oliveira: quero saber quanto tenho no meu fgts
  • Santiago ribeiro de oliveira: Eu tô com carteira registrada eu tenho direito

Links

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto