set 22 2008

PF não consegue descriptografar arquivos de Daniel Dantas

Dois meses e meio depois de apreender 5 HD’s no apartamento de Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu descriptografar os dados. Segundo reportagem de Rubens Valente e Mario Cesar Carvalho publicada na Folha, até a última sexta-feira a polícia não havia conseguido desvendar as senhas.

Numa análise inicial, os peritos da Polícia Federal disseram que seria preciso um ano para quebrar os códigos. Um dos peritos disse que nunca havia visto um sistema de proteção tão sofisticado no Brasil(existem sistemas bem complexos e ainda em código-aberto, este perito deve estar acostumado a ver o pessoal usando chaves de 128 bits).

Os policiais discutem a possibilidade de obrigar, por ordem judicial, a empresa norte-americana que criou o software a fornecer as chaves eletrônicas que abrem os arquivos. É também aguardada a chegada de um grupo de peritos da PF de Brasília. Pelo visto, esse Daniel Dantas pelo menos foi inteligente, pelo que eles falaram ele deve ter usado uma criptografia de uns 1024 bits, e creio mais ainda que a empresa em questão seria a famosa RSA, mas mesmo assim teria sido mais negócio pro empresário(landrão) usar um software livre como o GnuPGP e usar uma criptografia de 4096 bits, pois como ele é desenvovildo por uma comunidade, não teria como a Polícia Federal chamar alguém para liberar as chaves, a única saída mais plaúsivel para a PF é pegar um super computador de alguma universidade daqui no Brasil para tentar quebrar o código.

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda, que já está nas bancas.

Adaptado de: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/09/22/ult4728u17174.jhtm



2 Comentários:

Trackbacks

  1. Eikiam diz:
    Meu Deus, Sistema Operacional no sofisticado no Brasil??? Esse povo da PF só sabe lidar com Ündow$! Se o ladrão tivesse usado o NetBSD ou o SLECKÃO bem customizado e totalmente programado por alguém de fora do país (uma equipe de programadores sem namoradas e de um país de clima bem GELADO) aí a PF teria trabalho de verdade, mas nesse caso aí é bem simples de resolver, contrata uma equipe de programadores de Silicon Valey e monta um Cluster FPD quero ver não resolver!
    novembro 27th, 2008 às 12:50 pm
  2. Marciano diz:
    como diz o ditado: “a corrente não é mais forte do que seu elo mais fraco”, a jeito mais rápido, mas nada ético, seria torturar a pessoa que tem essa senha até ela dizer. Nada que alguns choques ou alguns dedos arrancados não resolvam o problema, hehe…
    maio 20th, 2010 às 4:37 pm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • shirley Balazs: Parabéns!! Informações de utilidade publica e de primeira, foi muito útil a mim.Obrigada!!
  • Jefferson Ferreira de brito: eu quero muito
  • thiago valente: Eu quero um para mim
  • Lucas martins balieiro: Eu não fiz o enem mesmo assim eu posso me inscrever no site essa é minha dúvida, só queme...
  • Francisca Marli Oliveira: quero saber quanto tenho no meu fgts

Links

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto