abr 9 2009

Restaurando fotos antigas

  • Autor: IphoneVicious em Dicas
  • 4 Comentários
Restauração Imagem

Atualmente é possível restaurar fotos antigas e deterioradas pelo tempo utilizando o Adobe Photoshop CS3(outras versões são válidas, mas ensinaremos usando esta). Dá para remover manchas e marcas de fita adesiva, além de consertar rasgos e amassados.

1º passo: Se você tiver um scanner, digitalize a imagem em alta resolução (algo acima de 300 dpi), se quiser imprimir o trabalho depois. Em tratamentos de detalhe, como esse, é melhor trabalhar com a imagem com minúcias. Se você for em alguma loja especializada, peça para digitalizarem em alta resolução. Deixe a foto sem dobras ou amassados, pois a luz do scanner pode rebater na foto de forma irregular.

Restauração Imagens

2º passo: Confira a resolução da foto, para isso vá em Image > Image Size (Imagem > Tamanho da Imagem). Veja o campo Resolution (Resolução). Nossa imagem está em 600 dpi, mas qualquer valor acima de 300 dpi é o suficiente para uma boa impressão posterior. Confira também o Document Size (Tamanho do Documento). Podemos imprimir esta foto em até 35 cm por 21 cm.

Restauração Imagens

3º passo: Agora você precisa definir por onde começar. As áreas marcadas em vermelho são as mais complicadas: rasgos grandes e marcas de fita adesiva, deixe essas para o final. Comece por pequenas manchas, falhas da tinta e pequenos amassados e rasgos. Pense também no resultado final: você quer apenas restaurar os estragos ou deixar a foto como nova? Isso é importante para haver um padrão na foto.

Restauração Imagem

4º passo: Para retirar essas pequenas manchas, use a ferramenta Spot Healing Brush. Selecione-a na barra de ferramentas e escolha um tamanho de pincel. Aqui vamos utilizar o de 45 px sem suavização. Não selecione áreas muito grandes, o que pode manchar a foto. Um truque é dar sempre zoom in e zoom out, para ver como a imagem está tanto de perto como de longe.

Restauração Imagem

5º passo: Tenha paciência para tratar uma foto deteriorada, usando o Ctrl + Z para voltar e refazer algo que não ficou bom. Nas manchas pequenas, apenas dê um clique em cima dela que ela sumirá. Em caso de dobras e pequenos rasgos, vá aos poucos, como na figura. Fotos antigas possuem a textura do papel fosco. Trabalhe com zoom alto para ver se essa textura não está sendo danificada.

Restauração Imagem

6º passo: Veja que as pequenas dobras foram consertadas. À direita, a foto original, à esquerda, a que nós tratamos.

Restauração Imagem

7º passo: Para os estragos maiores, use a ferramenta Healing Brush, que fica abaixo da Spot Healing Brush. Primeiro você seleciona uma parte da imagem que está correta e depois passa o pincel em uma parte a ser consertada. O Photoshop detecta o “erro” e faz uma média entre os dois. Segurando a tecla Alt do teclado, escolha a área correta. Solte o Alt e pinte onde você quer consertar.



4 Comentários:

Trackbacks

  1. Ivan Júnior diz:
    xD Muito eficaz pra quem como eu .. usaria aquelas ferramentas simples de reparação kkk e não esses comandos todos… xD vlw
    abril 13th, 2009 às 8:12 am
  2. Anildo diz:
    é muito bom um trabalho deste para quem está começando no cs3 eu estou dando os primeiros passos no cs3 sem fazer o curso estou aprendendo com tutorial que encontro na net.
    agosto 14th, 2009 às 12:19 pm
  3. Benedito Machado Gomes diz:
    parabens, continui não pare tem muita gente que precisa deste tiop de orientação. Abraços
    janeiro 2nd, 2010 às 8:08 pm
  4. tatai diz:
    tenho uma foto toda manchada e tem partes com arvore como v saber ater aonde a arvore vai nao tor con restauta m ajude pufavor
    maio 9th, 2012 às 2:38 pm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • jurelma da silva: Ola eu não sou sua fã mais gostou muito das suas musica e admiro muito o seu talento cantas muito...
  • luzia benites: quero saber se tenho alguma coisa p receber da minha filha que faleceu
  • nanci lopes: gostaria de receber vcs,e revender suas mercadorias em consignação,tenho uma loja e tb com catão,...
  • Leonan: Muito boa iniciativa
  • luciano jeberson: meu chara o meu sonho e de reformar meu carro gol 97 mas nao tenho condiçao

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto