maio 5 2013

Tipos de Acupuntura

  • Autor: admin em Notícias
  • Sem Comentários. Seja o primeiro a comentar.
Acupuntura

A acupuntura é uma técnica que utiliza a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo a fim de estimular uma reação natural do organismo. O nome vem do latim “acus” que significa agulha e “punctura” que é pontoada.

Embora os efeitos buscados sejam os mesmos, há diversos tipos de acupuntura:

Acupuntura japonesa: funciona como a acupuntura chinesa, mas utiliza agulhas mais finas e curtas que não perfuram muito a pele da pessoa. Pode ser tanto uma acupuntura de raiz (regulariza o desequilíbrio de todo o corpo) como local (é especifica para determinado ponto do paciente).


Acupuntura dos cinco elementos: consiste na técnica chinesa e é o mais antigo tipo de acupuntura que existe que trata tanto de problemas do corpo como da mente. Esta técnica tem este nome por acreditar que tudo no universo recebe energia dos cinco elementos (fogo, água, terra, metal e madeira) e restaurando estes pontos, a pessoa terá uma ótima saúde.
Acupuntura auricular: surgiu na França e concentra as aplicações de agulhas diretamente nas orelhas, sem utilizar as demais partes do corpo. Nesta técnica, a orelha é dividida em duzentos pontos que se conectam as outras áreas de nosso corpo. Assim, estimulando algum ponto na orelha, o resultado virá em uma região específica do corpo, de acordo com o ponto perfurado.

Acupuntura manual coreana: funciona da mesma forma que a acupuntura auricular, mas não utiliza as orelhas e sim as mãos (como o próprio nome já sugere). São utilizados os pontos meridianos da mão, onde cada região representa alguma parte do corpo.

Técnicas de acupuntura

Além dos diversos tipos de acupuntura, existem algumas técnicas que representam variações da acupuntura tradicional e possuem como objetivo potencializar os resultados:

Eletroacupuntura: as agulhas são ligadas a uma corrente elétrica para que a corrente estimule os pontos onde estão as agulhas.
Sonoacupuntura: são ondas sonoras que estimulam os pontos das agulhas de maneira mais leve, combinando na maioria das vezes com a acupuntura tradicional.
Acupressão: ao invés de utilizar agulhas, esta técnica de acupuntura usa a pressão como estímulo, ou seja, pressiona os dedos nos pontos específicos do tratamento.

Não existe um tipo de acupuntura melhor ou pior e tudo dependerá do seu problema ou da técnica que o seu médico acupunturista utiliza. Lembre-se que esta medicina complementar é indicada para vários tratamentos e atualmente também está sendo utilizada em animais como cachorros, gatos, cavalos, etc.

Por Jeniffer Elaina

TAGS:


DEIXE UM COMENTÁRIO

Subscrever

Subscreve o Blog



Publicidade

Comentários Recentes

  • shirley Balazs: Parabéns!! Informações de utilidade publica e de primeira, foi muito útil a mim.Obrigada!!
  • Jefferson Ferreira de brito: eu quero muito
  • thiago valente: Eu quero um para mim
  • Lucas martins balieiro: Eu não fiz o enem mesmo assim eu posso me inscrever no site essa é minha dúvida, só queme...
  • Francisca Marli Oliveira: quero saber quanto tenho no meu fgts

Links

Leitores Recentes

VALE O CLIQUE!

Site Seguro Ocioso

Divulgue o blog Infomaroto em seu site e tenha seu link ou banner aqui.
Blog Infomaroto